Se você comprou novos móveis modulares recentemente, sabe que geralmente é muito mais econômico reformar seus armários antigos do que comprar novos. Aqui estão 8 dicas que farão do seu retoque de armários de cozinha um grande sucesso.

1. Se seus gabinetes forem pintados, remova a tinta com um removedor químico. Se seus armários estiverem manchados ou envernizados, limpe bem a superfície ou remova a maior parte da mancha ou verniz com um pintor químico.

2. Retire as portas dos armários e remova as maçanetas e ferragens. Será muito mais fácil se você colocar as portas planas para trabalhar nelas.

3. Verifique quanto dano há nos gabinetes de fibra sintética. Se houver apenas pequenos danos, como manchas escuras ao redor das maçanetas, limpe essas áreas. Use uma almofada de lã de aço sintética, pois ela não machucará seus dedos nem ficará presa na fibra da madeira.

4. Mergulhe o pano em solvente de tinta, álcool mineral ou terebintina e esfregue as manchas. Em seguida, esfregue levemente toda a superfície, limpando e escurecendo para que o novo acabamento grude.
5. Depois de limpar a superfície e remover as manchas escuras, passe um acabamento transparente à base de óleo, como Minwax. Todos os acabamentos transparentes são de baixo odor e a maioria está disponível em acabamento brilhante ou acetinado. Aplique várias camadas para um acabamento mais espesso.

6. Se você achar que precisa refazer mais do que apenas algumas áreas manchadas, use um pintor químico – um limpador com solvente forte que dissolve e remove parte do verniz antigo. Peça a um especialista em sua loja de tintas local para sugerir um pintor de boa qualidade.

7. Quando estiver usando o pintor químico, trabalhe em áreas pequenas e esfregue o acabamento com uma esponja de lã de aço sintética. O pintor químico irá remover o acabamento e uniformizar a cor da madeira e manchar. Enxágue a almofada em mais um pintor quando ela ficar entupida com o acabamento sujo.

8. A superfície do gabinete deve ser lisa e uniformemente colorida depois de esfregar toda a superfície. Se você descobrir que não é, apenas limpe todo o gabinete em movimentos longos e sobrepostos com um pintor limpo e lã de aço limpa em movimentos longos e sobrepostos. A maior parte da cor da mancha permanecerá e a madeira ficará muito lisa.

É extremamente importante que você use roupas de proteção e certifique-se de que sua área de trabalho seja bem ventilada quando estiver restaurando seus armários. E não se esqueça de seguir todas as precauções de segurança nas etiquetas dos produtos de repintura.

Seguindo as 8 dicas acima, você com certeza apreciará seus lindos armários de cozinha recém-reformados por muitos anos.