Você se lembra dos dias em que podíamos beijar nossos entes queridos sem medo? Ou quando poderíamos abraçar um estranho por uma boa ação? Bem, agora que os apertos de mão foram colocados em espera e as pessoas foram solicitadas a se distanciarem, esses atos comoventes foram duramente substituídos por medo e ansiedade.

Com a pandemia global e a falta de contato entre humanos, os efeitos psicológicos, como a solidão, são amplamente prevalentes. Apesar da confiança na tecnologia para combater o isolamento, uma característica social crítica está faltando: o toque.

“COVID-19 colocou o toque em evidência, revelando o quanto precisamos do toque para nos manter mentalmente bem.” – Janette Young

Os humanos estão programados para serem tocados. O contato físico é crítico não apenas para a saúde mental, mas também para a saúde física e emocional. Com a necessidade de distanciamento social, fica claro que a sensação de privação do toque está aumentando.

Com base em uma pesquisa realizada no Facebook em abril, 60 por cento das pessoas relataram experimentar níveis baixos a altos de privação de toque. Isso inclui pessoas que moram sozinhas e aquelas que moram com outras pessoas. A pesquisa revelou que 32 por cento das pessoas relataram tocar muito em seu parceiro, e 21 por cento disseram que tinham contato físico frequente com seus filhos

Então, como podemos usar essas informações para nos ajudar?
Como saber se você está morrendo de fome por toque
Não há uma maneira certa de saber, mas de acordo com a Healthline, se alguém está faminto pelo toque, geralmente experimenta intensos sentimentos de solidão ou falta de atenção.

Os sintomas comuns incluem:
Sentimentos de depressão
Ansiedade
Estresse
Baixa satisfação com o relacionamento
Dificuldade em dormir
Uma tendência para evitar anexos seguros

Como animais de estimação podem nos ajudar a escapar da privação de toque sempre os levando a um laboratório veterinário.
Como os milhões de vocês que vivem com animais de estimação, me isolar do mundo exterior durante esta pandemia sem meu animal de estimação parece impossível. O medo de ficar perto de alguém neste momento é certamente inevitável, então ter meu companheiro fofo ao meu lado alivia a dor.

Com cerca de mais da metade da população global possuindo animais de estimação, os benefícios para a saúde física e mental foram amplamente relatados.

Como a maioria dos donos de animais concordaria, os animais de estimação podem fornecer a uma pessoa o contato físico que ela está perdendo. Acredita-se também que os animais de estimação aliviam um pouco o estresse e a solidão que as restrições de saúde pública podem causar. Isso pode explicar o aumento da demanda por animais de estimação desde o início da pandemia.

Janette Young, professora de ciências da saúde na University of South Australia, com uma equipe de pesquisadores, conduziu um estudo que examinou os benefícios de possuir animais de estimação durante a pandemia.

Mais de 90 por cento dos 32 participantes mencionaram tocar em seus animais de estimação. Uma sensação de conforto, relaxamento e familiaridade foi experimentada quando os indivíduos tocaram em seus animais de estimação, especialmente em momentos de angústia ou tristeza.

Um grande número de participantes incluiu que seus animais de estimação sabiam quando o dono não se sentia bem e então se aproximavam fisicamente deles.
“As pessoas precisam de toque e, possivelmente, muitos dos animais que temos como animais de estimação”, disse Young.

Ela mencionou que os relacionamentos próximos, afetuosos e afetuosos das pessoas com seus animais de estimação podem preencher uma lacuna de toque que muitas pessoas têm atualmente.

De acordo com Tiffany Field, Ph.D., quando alguém faz carinho em seu animal, eles aplicam uma pressão que permite sentir suas vértebras ou costelas. “Eles estão recebendo uma massagem para animais de estimação, em certo sentido”, disse Field via Healthline.

Devido à pressão que é aplicada durante a massagem, o sistema nervoso fica mais lento, reduzindo assim a frequência cardíaca e a pressão arterial. As ondas cerebrais relacionadas ao relaxamento também são afetadas.

Embora mais estudos ainda sejam necessários, Young incentiva o contato com animais e sugere que conexões de animais de estimação em determinados ambientes de saúde podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes e os resultados clínicos.

Como lidar com a privação de toque

Não ter um animal de estimação não o deixa sem esperança. Animais de estimação são parte e não a solução completa. Existem inúmeras outras maneiras de ajudá-lo a diminuir a privação de toque durante a pandemia.
O principal tratamento envolve “mover a pele”, de acordo com Tiffany Field, Ph.D., diretor do Touch Research Institute da Leonard M. Miller School of Medicine da Universidade de Miami.

“A ação não é apenas acariciar, mas mover sua pele com força suficiente para causar indentações e atingir os receptores de pressão.” – Campo Tiffany

Portanto, a redução da privação de toque está muito envolvida na ativação dos receptores de pressão. Como podemos fazer isso com sucesso?

Exercício:

Os possíveis efeitos do toque real e do exercício são semelhantes. Quando a massagem terapêutica e a ioga foram comparadas, os estudos descobriram que elas levaram a efeitos semelhantes. O movimento físico da pele aumentou a atividade vagal e, portanto, desacelerou o sistema nervoso. Isso levou a uma redução da ansiedade e da depressão, o que, por sua vez, melhorou a função imunológica.

Além disso, em uma pesquisa feita pelo Dr. Field, foi mostrado que os participantes que se exercitavam ao ar livre mostraram uma diminuição nos efeitos negativos do estresse, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e sintomas de PTSD.

Ioga, abdominais e muitos outros exercícios podem produzir os mesmos efeitos. Até mesmo andar pela sala pode aliviar a privação de toque, estimulando os receptores de pressão nos pés.

Auto-intimidade:

Quando for muito perigoso abraçar outras pessoas, abrace-se. Dar-se um abraço caloroso, massagear-se ou até mesmo escovar o corpo no chuveiro são maneiras de empurrar esses receptores de pressão e estimulá-los. Lembre-se de que seu toque também conta.

Rolando no chão:

Isso pode parecer bobo, mas tem benefícios. Conforme você rola, os receptores de pressão em todo o corpo são estimulados. Eu acredito que isso é particularmente benéfico para as crianças, pois é divertido, então elas podem fazer isso de boa vontade.

Pet superfícies diferentes:

Procure diferentes texturas para acariciar. Ao fazer isso, concentre-se realmente na superfície sedosa, peluda, lisa ou áspera. Isso estimula a parte cinestésica da mente. Então, da próxima vez que você tiver a chance, abraça e acaricie seu velho bicho de pelúcia favorito.

O isolamento social testa nossa necessidade humana de toque. Isso pode nos fazer sentir solitários e indispostos. A fome do toque é real, por isso é importante garantir que você e as pessoas da sua casa estão lidando de forma eficiente com a privação do toque.

Vá mostrar a si mesmo e ao seu animal de estimação um pouco de amor. Mantenha as pessoas ao seu redor seguras e cuide de si mesmo. Você merece isso.

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